O QUE É O CERTIFICADO DE EMISSÕES CO2?
O certificado de emissões equivalentes de CO2 (CECO2) emitido pela AVB constitui um documento que ratifica as baixas emissões de gases de efeito estufa associadas à produção do seu aço verde a partir do emprego de fontes renováveis de energia, emprego de biocarbono em nossos altos-fornos e não emprego de combustíveis fósseis em nossos processos produtivos. Além disso o CECO2 apresenta a quantidade de emissões de CO2 evitada para a atmosfera com o emprego de aço verde da AVB (0,02 tCO2/t aço) em comparação com a média mundial de emissões de CO2 (1,89 tCO2/t aço) segundo a Worldsteel Association, que representa de 85% das empresas siderúrgicas do mundo.
O inventário de gases de efeito estufa da AVB é realizado conforme a metodologia da Worldsteel Association, que segue o Protocolo GHG e a norma ISO 14064, sendo verificado anualmente pela empresa de auditoria externa SGS (Société Générale de Surveillance). Este inventário anual de CO2 também é publicado nos maiores programas de gestão climática como: Programa Brasileiro de GHG (FGV), Worldsteel Association e CDP (Carbon Disclosure Program).
O cliente recebe um documento comprovando (rastreado com lastro do inventário) que a aço verde comprado foi produzido por processos e matérias-primas sustentáveis, como o biocarbono, que contribuem para redução das emissões de gases de efeito estufa e a minimização dos efeitos das mudanças climáticas do planeta.
A QUEM SE DESTINA?
- Empresas que buscam demonstrar o compromisso ambiental e estar alinhadas com a luta contra às mudanças climáticas.
- Empresas que se beneficiam de isenções e incentivos pelo consumo de energia renovável e/ou atendem ao Guia de Relato das Emissões de gases de efeito estufa.
- Entidades que precisam comprovar que seu consumo de matérias-primas está isento de emissão de gases de efeito estufa (Programa Brasileiro GHG Protocol, escopo 1).
- Clientes que desejam conhecer os atributos do aço consumido (origem, tecnologia, índices de emissões, localização e conformidade).
- Empresas que buscam a redução dos impactos industriais e a garantia do consumo responsável de recursos naturais fazem parte dos planos de ações de vários países ao redor do mundo, abordados entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
- Agregar valor marca e aos seus produtos e/ou serviços com pegada verde (socioambiental).
QUAIS SÃO AS VANTAGENS?
As vantagens dos produtos sustentáveis advindos da cadeia verde são os ganhos de credibilidade, diferencial competitivo, aumento dos lucros e redução dos custos, além disso, a possibilidade de crescimento do negócio.
No mundo globalizado e altamente competitivo as indústrias precisam dedicar esforços para aprimorar tanto os seus métodos produtivos como os seus bens e serviços finais, se quiserem se manter competitivas e sobreviverem. Apostar em tecnologias e abordagens mais sustentáveis impulsionam o surgimento de produtos inovadores capazes de revolucionar seus mercados. O aço verde é um exemplo desse processo em funcionamento.
A busca por inovação é essencial para encontrar meios de diferenciação, ampliar a percepção de valor do negócio e construir vantagem competitiva. Soluções renováveis e ambientalmente corretas são o pano de fundo que inspiraram o desenvolvimento do aço verde, uma iniciativa brasileira que fomenta o combate a redução de emissões de carbono.
O QUE É UM INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA?
O inventário de emissões é uma espécie de raio-X que se faz em uma empresa, grupo de empresas, setor econômico, cidade, estado ou país para se determinar fontes de gases de efeito estufa nas atividades produtivas e a quantidade de GEE lançada à atmosfera. Fazer a contabilidade significa quantificar e organizar dados sobre emissões com base em padrões e protocolos e atribuir essas emissões corretamente a uma unidade de negócio, operação, empresa, país ou outra entidade.
A elaboração de inventários é o primeiro passo para que uma instituição ou empresa possam contribuir para o combate ao aquecimento global, fenômeno crítico que aflige a humanidade neste início de século. Conhecendo o perfil de emissões, a partir do diagnóstico do inventário, qualquer organização pode dar o passo seguinte, de estabelecer planos e metas para redução e gestão das emissões de gases de efeito estufa, engajando-se na solução desse enorme desafio que atinge o planeta. A realização do inventário de GEE também permite às empresas enxergarem oportunidades de novos negócios no mercado de carbono, atraírem novos investimentos, ou ainda, planejarem processos que garantam eficiência econômica, energética ou operacional. A oportunidade de inovação costuma derivar desse primeiro passo para a gestão das emissões de GEE. Trata-se, portanto, da lição de casa “número um” que qualquer instituição deve fazer para beneficiar-se de oportunidades e colaborar para a resolução de problemas na direção de uma nova economia de baixo carbono, em respeito às futuras gerações.
A AVB encoraja e estimula que mais organizações façam o inventario de carbono baseado no Protocolo GHG e ISO 16064 fortalecendo assim a “cultura de inventário”, permitindo às empresas e instituições brasileiras colocarem-se em patamares competitivos no mercado internacional e posicionarem-se ativamente em prol da sustentabilidade global e da cidadania.