Sobre o Grupo Ferroeste




Reflorestamento, Carvão Vegetal, Ferro-Gusa, Cimento, Aços Longos, Vergalhão, Fio máquina e Álcool Combustível
O Grupo Ferroeste possui um complexo industrial instalado em três Estados brasileiros, no Sudeste e Norte do País. As principais atividades do Grupo são: Reflorestamento e Madeira, Produção de Carvão Vegetal, Ferro-Gusa, Cimento, Aços Longos e Álcool Combustível.
Atua no Estado do Maranhão desde 1990 e hoje gera mais de 2.300 empregos diretos. A empresa é autossuficiente em energia elétrica desde 2008, quando passou a gerar 3x mais energia do que o seu consumo, sendo assim a mais eficiente de todo o setor no Brasil.
No ano de 2011 se tornou a primeira empresa brasileira a produzir cimento com o uso de escória de alto forno a carvão vegetal e hoje é um importante player de cimento no Maranhão.
Iniciou seu processo de verticalização de sua produção de ferro-gusa com a implantação da Usina de Aços Longos – AVB na cidade de Açailândia/MA em 2009, tendo o início de suas operações marcado para o início de 2016.
Fornecer produtos renováveis com qualidade superior, satisfação do cliente e respeito ao meio ambiente. Estes são os três grandes pilares que sustentam o compromisso empresarial e posicionam a marca Ferroeste como uma das mais respeitadas da indústria brasileira.
As principais atividades do Grupo são:
– Reflorestamento e Madeira
– Produção de Carvão Vegetal
– Produção de Ferro-Gusa
– Produção de Aço Verde
– Produção de Álcool Combustível

IMPULSIONANDO O DESENVOLVIMENTO
O Grupo emprega mais de 2.000 pessoas, impulsionando o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das comunidades nas áreas de influência das empresas do Grupo.
A história do Grupo começa com a aquisição da Ferroeste, em Divinópolis (MG) em 1978. Oito anos depois, em 1986, o Grupo começou a expandir, com a fundação da CBF João Neiva, no município de João Neiva, no ES. Quatro anos depois, em 1990, a Ferroeste iniciou a implantação da Gusa Nordeste, em Açailândia (MA), empresa que começou a operar em 1993.
O ano seguinte, 1994, marcou o crescimento e fortalecimento da Ferroeste, quando o Grupo passou a controlar 100% das ações da CBF Industria de Gusa SA, tornando-se referência no setor de ferro-gusa brasileiro.
Nos últimos anos o Grupo tem procurado diversificar suas atividades. Em 2007, o Grupo implantou uma Usina de Álcool Combustível em João Pinheiro (MG), com capacidade instalada para moer 1 milhão toneladas de cana / safra.
No ramo siderúrgico, o Grupo busca a verticalização da produção do “aço-verde”, conceito criado para um aço produzido 100% com energia renovável e uma pegada de carbono igual a zero, sem a utilização de combustíveis fosseis. Para isso, o Grupo investe maciçamente no setor florestal e na implantação de uma Usina de Aços longos – A Aço Verde do Brasil, em Açailândia (MA).
O Grupo conta hoje com 40.000 ha de florestas de eucalipto. A Usina Aço Verde do Brasil iniciou a produção de tarugo em dezembro de 2015 e a previsão de início do laminador é Dezembro de 2017 e terá, inicialmente, uma capacidade instalada de 600.000 Toneladas/Ano.
O Grupo também investiu em energia renovável, instalando Termoelétricas nas Usinas de Ferro-Gusa em João Neiva (ES) e Açailândia (MA). As Termoelétricas, além de produzirem energia suficiente para o funcionamento das Usinas, produzem energia elétrica excedente que é vendida para o mercado.